Essas apresentações fazem parte do projeto "Mamulengo Mandacaru Sonhador", que é resultado de uma pesquisa da Trupe a Torto e a Direito, fundada a 17 anos, usando materiais recicláveis e baseado nas técnicas e na estética do teatro de bonecos popular brasileiro, o Mamulengo. O projeto é uma parceria do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito e do Teatro Universitário (TU) da UFMG, que este ano completou 60 anos de fundação.
O processo foi dividido em quatro etapas: Teoria e História do Mamulengo, construção de bonecos, manipulação e criação de texto. Vale ressaltar que este é um espetáculo didático que obedece os princípios básicos do folguedo, com personagens fixos e arquetípicos, vivendo várias histórias. O Mamulengo "Mandacaru Sonhador" do Mestre Limoeiro é uma homenagem ao povo de Belo Horizonte e ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Neste espetáculo, os bonecos encenarão um Auto de Natal diferente e ousado, que questiona o preconceito e as diferenças sociais. "Que Menino é esse?"
Cada braço é uma cabeça,
cada dedo é uma mão,
de uma boca várias vozes,
mas quem fala é o coração.
|
Sábado, 9 de novembro, 16 horas,
Domingo, 24 de novembro, 11 horas.
Domingo, 8 de dezembro, 11 horas.
Quinta, Sexta e Sábado, 19, 20 e 21 de dezembro, 20 horas, Ed. Maletta.
Domingo, 22 de dezembro, 11 horas, Pq. Municipal.
Ingressos espontâneos no chapéu.
Evento no facebook
Direção e Dramaturgia: Fernando Limoeiro
Texto: Fernando Limoeiro e Trupe A Torto e a Direito
Elenco: Ariadina Paulino, Didi Moreira, Erika Rabelo, Gabriel Coupe, Bárbara Flor, Bárbara Araújo, Max Hebert e Miguel da Matta
Criada em 1998, A Trupe "A Torto e A Direito" é um grupo de teatro fruto da parceria entre o Teatro Universitário (TU), a Pró-Reitoria de Extensão e o Programa Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG.