Detalhes de A Cidade e a Família

Fotos


Sinopse:

O espetáculo de rua apresenta uma discussão a partir do tema: Drogas e as suas consequências no relacionamento familiar e comunitário.

Realização em parceria com a Prefeitura Municipal de Confins, através do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.

Ficha Técnica:

Realização: Cia Produz Ação Cênica
Texto e Direção: Carluty Ferreira
Elenco: Didi Moreira, Janaina Starling, Rogério Alves e Thais Oliveira.

Detalhes de Trupe A torto e a Direito do Programa Polos de Cidadania

Fotos


Sobre a Trupe

Criada em 1998,  A Trupe "A Torto e A Direito" é um grupo de teatro fruto da parceria entre o Teatro Universitário (TU), a Pró-Reitoria de Extensão e o Programa Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG. O Pólos desenvolve pesquisas e projetos de extensão que visam à efetivação de direitos humanos em comunidades com trajetória de risco e vulnerabilidade social. Por meio do diálogo e compreensão de cada comunidade parceira, a Trupe promove montagens teatrais com o objetivo de ampliar a discussão de temas relevantes para esses grupos. No ano de 2013, está realizando um antigo sonho: o Projeto de Mamulengo (boneco popular brasileiro) - "Mandacaru Sonhador". As esquetes trataram de temas como violência contra mulher, legalização fundiária e redução da maioridade penal.

Objetivos

O grupo objetiva, por meio de suas apresentações, contribuir para mobilização social e cultural das comunidades parceiras do Pólos, corroborando com o trabalho dos núcleos do Programa os quais atuam em eixos diversos, tais como: mediação, direito à cidade, população em situação de rua, etc. Objetiva-se nas apresentações proporcionar um espaço lúdico para crítica e reflexão acerca dos problemas que a sociedade enfrenta. Além disso, a Trupe atende pontualmente aos parceiros do Programa Pólos, afim de fortalecer as redes. Com o Projeto "Mandacaru Sonhador", o grupo visa elaborar e apresentar esquetes de Mamulengo que utilizam as técnicas do teatro popular de bonecos em suas principais características e formas, para transmitir ao público com humor e crítica os fundamentos básicos de cidadania.

Metodologia

A montagem das esquetes teatrais parte das demandas dos núcleos que compõem o Programa. Por meio do diálogo entre as equipes e a Trupe, o diretor e dramaturgo Fernando Limoeiro cria, junto com os atores, o roteiro, e assim iniciam-se os ensaios. O Grupo utiliza como referências teatrais as técnicas do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, dos folguedos populares e circenses, e do texto épico-didático de Bertold Brecht. Utilizando dramaturgia específica de teatro de rua, a Trupe se baseia, para a construção de seus esquetes, nos temas-problema das comunidades parceiras do Programa, e se apresenta sempre em espaços alternativos, como quadras, salões, pátios e praças. As apresentações são sempre seguidas de debates envolvendo atores e espectadores acerca do tema abordados nos espetáculos.

Ficha Técnica

Coordenador, Diretor e Dramaturgo da Trupe: Fernando Limoeiro
Elenco: Ariadina Paulino, Bárbara Araújo, Bárbara Flor, Didi Moreira, Érika Rabelo, Gabriel Coupe, Max Hebert e Miguel da Matta


Vídeo da Apresentação da Esquete "Pergunte ao defunto" na Escola Estadual General Carneiro/Sabará


Vídeo da Apresentação da Esquete "Pergunte ao defunto" no VIII Seminário Visões do Vale no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas (CAD 2) do Campus Pampulha da UFMG

Sobre o Programa Polos de Cidadania da UFMG

Missão

Trabalho pela construção da CIDADANIA por meio do teatro, da denúncia, da mediação de conflitos, do combate à exploração sexual e da luta por moradia e trabalho! Nossa atuação envolve vilas e aglomerados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de outras comunidades no Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Descrição

POLOS DE CIDADANIA DA UFMG é um programa interinstitucional voltado para a efetivação dos direitos humanos. Com sede na Faculdade de Direito da UFMG, busca aliar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a inclusão e a emancipação de grupos sociais com histórico de exclusão e trajetória de risco.

Informação Geral

Criado em 1995, o Polos atua em parceria com outras unidades da UFMG, instituições públicas e privadas de ensino superior e instituições da administração pública. Com equipe multidisciplinar - envolvendo profissionais e estudantes (graduação e pós-graduação) de Direito, Sociologia, Comunicação, Economia, Psicologia, Arquitetura, Administração, Serviço Social, Ciências do Estado, Urbanismo e Artes Cênicas - o Programa desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão, distribuídos em seis núcleos de ação:

  1. Núcleo Trabalho e Geração de Renda (voltado para a promoção e o fortalecimento de cooperativas e associações no Médio Vale do Jequitinhonha e na Vila Acaba Mundo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte);
  2. Núcleo de Mediação e Cidadania (que atua para a prevenção e resolução de conflitos nos aglomerados da Serra e Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH);
  3. Núcleo de Proteção à Infância e à Juventude (que desenvolve ações para a minimização da violência e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes);
  4. Núcleo Direito à Cidade (que trabalha pela efetivação do Direito Urbanístico, principalmente, do direito à moradia digna);
  5. Núcleo de Publicação (responsável pelos registros e memória do POLOS e de seus projetos);
  6. Núcleo de Comunicação e Artes (que atua junto aos diferentes núcleos e projetos, como ferramenta de mobilização social. Neste núcleo está a “Trupe A Torto e a Direito” que, de forma divertida e descontraída, apresenta em suas peças teatrais e esquetes, caricaturas do mundo real, provocando o público para transformações).

Detalhes de Rosalinda

Fotos

 
Sinopse:
 
Rosalinda é uma menina esperta e muito curiosa, principalmente porque seu pai tem um segredo guardado a sete chaves em um quarto escondido na casa.  Precisando viajar com urgência, seu pai esqueceu a chave desse quarto para trás e a menina espertinha como é, logo descobriu isso. Agora, curiosa como ninguém, Rosalinda vai abrir o quarto. Vai ser uma confusão que nem dá para contar, vocês terão que ver!

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Realização: Cia. Lúpercus
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Bernard Bravo, Didi Moreira e Istéfani Pontes

Detalhes de Colônia de Férias do MHNJB da UFMG

Fotos



O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG realizou, no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, sua V Colônia de Férias, e de 15 à 19 Julho foi sua VI edição. Evento que faz parte do Projeto Quatro Estações, enriquecido com a parceria estabelecida entre o MHNJB, a Escola de Música da UFMG e o Teatro Universitário. Essa feliz associação permite a promoção do conhecimento, da preservação e da difusão do patrimônio cultural lúdico da infância.

A colônia de férias é destinada a crianças de 05 a 12 anos, e procura oferecer mais uma oportunidade para o público dessa faixa etária, filhos de servidores e alunos da UFMG e da população de Belo Horizonte, para participar de atividades recreativas e de entretenimento, com componentes artísticos e culturais e de divulgação científica.

A programação da colônia de férias conta com atividades recreativas e de entretenimento, como oficinas, jogos didáticos, visitas a exposições e caminhadas na mata, que objetivam a exploração do Museu a partir de uma perspectiva diferenciada daquela que por ventura os participantes já tiveram oportunidade de conhecer.


Descrição

PERÍODO: 19/7/2013 VI Colônia de Férias do MHNJB da UFMG -- 21 e 25/1/2013 V Colônia de Férias do MHNJB da UFMG
FAIXA ETÁRIA: 5 à 12 anos
CARGA HORÁRIA: 30 horas
SITUAÇÃO CONTRATUAL: Parceria do MHNJB com Teatro Universitário UFMG
PROJETO DE AULA: Possibilitar vivencias teatrais por meio de jogos

Detalhes de Um Mecânico Muito Louco

Fotos


Sinopse:


No primeiro dia de trabalho de um certo Mecânico, ele aprende da pior maneira possível o quanto é importante fazer as coisas certas, a peça é descontraída, utilizando de elementos da pantomima para divertir e alertar o publico da importância do cuidado nesse tipo de trabalho.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Realização: Cia. Lúpercus
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Bernard Bravo e Didi Moreira

Detalhes da Escola Integrada Armando Ziller

Fotos


Neste meu primeiro projeto de aula, me propus a ensinar os conceitos básicos do teatro e montar um espetáculo por meio de jogos teatrais baseados nos estudos de Viola Spolin.

O texto que selecionei para trabalhar com a crianças de 6 a 10 anos foi o cordel de Antônio Francisco; Os Animais tem Razão, em que permitiu aos alunos um contato com uma cultura diferente da deles, por meio de uma poesia popular que trata dos problemas que o homem causa à natureza.

Antes e durante a montagem sempre procuro usar os jogos teatrais com o intuito de estabelecer uma cumplicidade com os alunos, despertar neles o interesse para com a atividade e conhecer suas limitações e facilidades.

Descrição

PERÍODO: 2/7/2012 à 30/4/2013
FAIXA ETÁRIA: 6 à 14 anos
CARGA HORÁRIA: 20 horas/Semana
SITUAÇÃO CONTRATUAL: de 2/7/2012 à 8/3/2013 Bolsista pela UFMG no Programa Escola Integrada da prefeitura de Belo Horizonte com carga horária de 20 horas semanais sendo 16 horas na escola e 4h de orientação com os professores da UFMG; Rogério Lopes e Reginaldo Santos. - de 11/3/2013 à 30/4/2013 via RPA com carga horária de 20 horas Semanais
PROJETO DE AULA: Jogos Teatrais na Iniciação ao Teatro e Encenação como prática pedagógica
MONTAGEM TEATRAL:
  • Os Animais Tem Razão - 27/10/2012 na Festa da Família e Mostra Cultural da EMAZ - Nomes dxs Alunxs que apresentaram, junto com os nomes artísticos e dos personagens escolhidos por elxs: Brenda Fernandes (Brenda Souza Santos) como Caipira e Rata, Evelin Luiza (Sara Evelin de Oliveira) como Papagaio, Geovana Amancio (Geovana Alves Amancio) como Cachorra, Katryne Luisa (Katrine Heloisa Soares dos Santos) como Morcega, Laís Fernandes (Laís Fernandes Ferreira) como Cobra 1, Letícia Rosa (Letícia Helena de Jesus) como Sonolenta e Burra, Maira Souza (Rosali Souza Costa) como Porca, Ray Silva (Rayssa Vitória Gomes Silva) como Cangaceira e Cobra 2 e Sandra Teixeira (Sandra Ferreira Teixeira Gomes) como Vaca

Detalhes de A Assembleia dos Ratos

Fotos


Sinopse:


Em uma casa afastada da cidade, vários ratinhos viviam felizes. Estavam sempre alegres até a chegada de um novo morador: um gato muito mal-humorado. Desde então os ratinhos viviam amedrontados, não conseguiam nem mesmo procurar comida. Com medo e fome eles decidem fazer uma assembleia para achar a solução desses problemas. Será que vão conseguir?

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Realização: Cia. Lúpercus
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Amanda Papatella, Bárbara Flor, Didi Moreira, Diego Oliveira e Simon Oliveira

Detalhes de Uma História Fantasmagórica

Fotos


Sinopse:

A casa era calma, todos viviam bem, todos os fantasmas “viviam” felizes até a chegada de Lia, uma menina pra lá de levada, que não tem medo de fantasmas. Ela só quer se divertir, e com muita imaginação coloca todos os fantasmas pra correr, mas no fim acaba fazendo grandes amigos. Uma deliciosa história que mostra que não existem limites para a amizade.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Realização: Cia. Lúpercus
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Didi Moreira, Fabiana Brasil e Talitha Fonseca

Detalhes de Iara Mãe D´Água

Fotos


Sinopse:

A sereia Iara que sempre protegeu as águas e os animais que nelas habitam está com um serio problema. As águas estão secando, desaparecendo de todo o planeta, e agora a vida desses animais e de todo mundo corre um serio risco. E agora? Quem será o causador desse desastre? E como poderemos mudar essa situação? Esse mistério será desvendado e esse problema resolvido com a sua ajuda.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Amanda Papatella, Didi Moreira e Érica Hoffmann

Detalhes de O Pimentão Folgado

Fotos

Sinopse:

Com o fim do verão, as verduras e os legumes se preparam para os dias frios e sem sol, menos o pimentão preguiço e folgado, que só gosta de cantar, passear, se divertir, e vive criticando os amigos por trabalharem tanto. Mas devido às dificuldades da estação nosso preguiçoso amigo vai ter que aprender a lição e mudar de vida. Uma divertida lição de vida que mostra o valor do trabalho, com muita música e dança.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Érica Hoffmann e Ronny Stevens

Detalhes de Pinóquio

Fotos


Sinopse:

Inspirado no clássico conto do italiano Carlo Collodi, PINÓQUIO conta a história de um bonequinho feito de madeira que recebe o dom da vida através da magia de uma fada. Seu criador, Gepeto, o adota como filho e sonha vê-lo transformado num menino de verdade. Pinóquio tem bom coração, mas sua ingenuidade o torna vítima das más influências que encontra pelo caminho. A cada mentira dita para justificar seus erros, o nariz de Pinóquio cresce mais e mais!


Para ajudá-lo surge o Grilo Falante, que será seu conselheiro nos momentos de tentação e guia para levá-lo ao bom caminho, representando a "voz da consciência". Com essa valiosa ajuda, Pinóquio se esforçará para provar que é valente, sincero, generoso e conquistar o direito mágico de se transformar num menino de verdade. PINÓQUIO é um clássico para toda a família – um lindo conto sobre a importância de escolher trilhar o caminho do bem. 


Montagem:


Dirigida pelo respeitável e premiado dramaturgo Luciano Luppi, traz linguagem cenográfica construída sobre os elementos que constituem a estrutura física de Pinóquio – madeira, corda e tecido. O elenco combina sua interpretação com jogos cênicos. 


Ficha Técnica:


Direção e Concepção Cênica: Luciano Luppi 
Assistência de Direção: Francis Oliveira 
Produção: Cecília Fernandes 
Elenco: Alex Prieto, Didi Moreira, Douglas Gonzales, Jefferson de Medeiros e Jennifer Jacomini
Stand by: Edu Souza, Igor Ayres e Karine Terrinha
Coreógrafo e Preparador Corporal: Douglas Gonzáles 
Trilha Sonora Original: Luciano Luppi, Ivana Andrés e Evaldo Leoni 
Figurinos: Ivana Andrés 
Máscara: Zina Vieira

Entrevista sobre o espetáculo

Detalhes de Cortejo Abre-Alas FIT-BH 2012

Fotos

Sinopse:

Link relacionado: www.didi-moreira.blogspot.com.br/2012/06/cortejo-abre-alas-anuncia-chegado-do.html

As ruas da capital foram tomadas na manhã deste sábado (9) por um grande cortejo cênico para marcar o início do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH). Centenas de pessoas saíram da Praça da Liberdade rumo à Praça da Savassi no Cortejo “Abre-Alas” com figuras que representam o folclore e a tradicional família mineira. Um trecho da Avenida Cristóvão Colombo ficou fechada para veículos e ganhou um colorido diferente. O tráfego deu lugar ao baile, com direito à fanfarra da banda Treme Terra, de Santa Luzia, que mistura música e elementos circenses, teve ainda o Casamento de Joaquim José Guimarães Custódio Lacerda com Manuel Cândido Lima Neves, personagens representantes da união Homoxexual.O cortejo da manhã foi pensado na oficina Montagem “Abre-Alas”, pensada pela Companhia Lume Teatro, de Campinas, em parceria com o belorizontino Grupo Trampolim. Em cinco dias de trabalho, 70 atores, bailarinos, músicos, artistas plásticos, performers e circenses passaram por treinamento físico e vocal para atuar em locais abertos como ruas e praças.

Trecho dá Matéria da jornalista Julia Guimarães no jornal O Tempo
(...Exemplo disso ocorreu na abertura desta edição, através do "Cortejo Abre-Alas", fruto de uma oficina com o grupo Lume, de Campinas, e que reuniu cerca de 60 atores. Num trajeto iniciado na praça da Liberdade e finalizado na praça da Savassi, o coletivo rememorou figuras míticas da cidade - como a loira do Bonfim e o capeta do Vilarinho, dialogou com espaços em desuso, como o antigo Cine Pathé e, sobretudo, expôs problemas políticos da cidade, principalmente aqueles relacionados ao uso do espaço público.
"Costumo fazer esse cortejo em várias cidades, e o que mais me chamou atenção em BH foi o caráter questionador das ações que eles traziam, cujas reclamações iam desde a proibição de se pisar na grama, até o descuido com a cultura, tudo feito com muito bom humor. Então, o que seria uma homenagem à cidade teve tom de protesto", observa o ator Ricardo Puccetti, do Grupo Lume."...)

Ficha Técnica:

Direção e Concepção: Lume Teatro
Assessoria: Grupo Trampullim
Produção: FIT-BH
Participantes: Adrilene Muradas, Aline Franco Cabral, Ana Antunes, Ana Cecília, Ana Claudia,  Anais Della Croce, Anderson Sampaio, Andreia Cristina dos Anjos Gonçalves, Angelo Dias, Barbará Flor, Bruna Sobreiro, Camila Rodrigues Vaz Chaves, Carlos William Araujo, Carolina Cândido, Carol Bicalho, Cícero Silva, Dagmar Bedê, Didi Moreira, Disha Juliana, Edson Silva, Erika Rocha Alves Pinto, Fernanda José Nogueira Leão, Francilene Dias, Gabriel Edeano, Gabriela Luque, Gregório Pimenta, Istéfani Pontes, Ivanildes Efigênia da Silva, Jade Inácia Martins, Ju Abreu, Laura Canedo de Moura Pires, Laura Josely Almeida Murta, Laura Picorelli, Livia Barhuch, Loyane Cristine Cafieiro Monteiro, Luana Aparecida,  Luciana Santos Alvarenga, Luciene Sousa Viana, Maira Cesarino, Maira Protzner, Marcelo Souza, Maria Bonome, Maria Dulce, Maria de Lourdes Silva Viana, Mariana Rodrigues de Menezes, Mariliz Schrickte,  Mayra Fernandes Pimenta, Michelle Braga, Michelle Sá Sá, Nelma Ribeiro Carvalhais, Olivia Maia Barcelos, Paluana Kerlen, Paula Simone, Priscylla Lobato, Rafael Moura Nitzsche, Renan Felipe Bolcont de Menezes, Ricardo Viotti, Rikelle Ribeiro, Roberta Queiroz, Rodolfo Goulart, Rogeria Vaz de Melo, Rosangela Paixão Fajardo, Boaventura, Sartre Silva e Souza, Tamira Mantovani, Valéria Lima Branco, Virgílio Coelho de Oliveira Junior e Wagner Gonçalves Ferreira
Figurinos e Adereços: Lume Teatro e o Coletivo

Detalhes de Tigrinho e Seu Criado o Macaco

Fotos

Sinopse:

Tigrinho vivia muito sozinho e também cansado de tanto trabalho de casa. Seu amigo papagaio, ao lhe fazer uma visita, percebeu sua tristeza e lhe recomendou que arrumasse um criado, indicando um alegre macaquinho que vivia ali por perto. O amigo papagaio só não podia imaginar que, ao invés de ajudar, o macaquinho daria muita dor de cabeça ao pobre Tigrinho.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira e Talitha Fonseca

Detalhes de Quem Vai Ser o Rei

Fotos

Sinopse:

No terreiro tudo era calmo e tranquilo, todos satisfeitos com seu posto. De repente deram para elogiar muito o galo e o pato. Agora a vaidade está solta no terreiro e todos querem ser o rei. As crianças participam das torcidas e podem aprender que o que importa é competir. Uma divertida disputa, onde todos nós aprendemos que podemos ser rei naquilo que melhor sabemos fazer.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Bárbara Flor, Didi Moreira e Diego Oliveira 

Detalhes de O Tatu Poeta

Fotos

Sinopse:

Timóteo é um tatu jovem e esperto que adora aventuras. Numa dessas aventuras, foi pego de surpresa pela luz da lua cheia e, desde então, começou a rimar. O problema é que os tatus mais velhos não gostaram nada dessa moda de poesia e resolveram proibir. E agora o que vai ser? Como Timóteo irá resolver? Vai se calar? Ficar para sempre sem rimar? Vamos aguardar!

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira e Talitha Fonseca

Detalhes de O Resgate da Pascoa

Fotos

Sinopse:

SOS! O terrível Sinistroide, um monstrengo antipáscoa, está destruindo a fábrica de ovos de chocolate! Os coelhinhos estão desesperados, a maioria já fugiu e os que ficam e tentam impedir o malvado são capturados. Nem o espírito da Páscoa foi poupado, sendo preso e escondido. Resta agora esperar que alguém ou alguma coisa apareça para deter o maluco, e bem rápido, pois a Páscoa já está chegando. Mas quem? Como? Será que vão conseguir salvar a páscoa? Venha assistir para conferir!

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira, Mariliz Schrickte e Talitha Fonseca

Detalhes de O Rato do Campo e o Rato da Cidade

Fotos


Sinopse:

Joca, um simpático ratinho recebe a visita de Tony seu esnobe primo da cidade. Espantado com a simplicidade do campo, Tony convida Joca para passar uns dias na cidade, dizendo que ira lhe apresentar o que de melhor existe para se viver. Só que as confusões e as correrias são tantas que ao contrario do que pretendia, o esnobe primo Tony é quem se convence que ao invés da cidade, o campo é o melhor lugar para se viver.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Ronny Stevens e Simon de Oliveira

Detalhes de Cachinhos de Ouro

Fotos


Sinopse:

Passeando pela floresta, a menina conhecida por Cachinhos de Ouro acaba se perdendo e não consegue voltar para casa. Já cansada de andar e procurar o caminho, ela encontra uma casinha no meio da floresta, cujos donos eram uma família de ursos que havia saído para passear. Sozinha na casa, Cachinhos de Ouro resolve descansar um pouco e apronta muita confusão! Uma peça divertida, com muita música e dança, que mostra como é importante ter amigos e saber respeitar as diferenças.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Érica Hoffmann, Ronny Stevens e Talitha Fonseca

Detalhes de Emília e Visconde na Criação do Mundo

Fotos


Sinopse:

Mostramos neste espetáculo a fascinante história da criação do mundo numa linguagem simples e de fácil assimilação. Com a ajuda de Visconde, Pedrinho consegue desfazer toda a confusão criada por Emília que queria alterar todas as coisas que deus criou.

Justificativa de Montagem:

Alunos ameaçam professores, professores assassinados na porta da escola, estudantes levam armas e drogas para a sala de aula... Esse tipo de acontecimento se repete com uma freqüência preocupante, principalmente nas periferias, e muitas vezes fogem ao controle de pais, mestres e autoridades.

o fato de criar um espetáculo para instituir a entrada de "Deus" nas escolas, não se trata de imposição, mas sim da oportunidade de oferecer conceitos de respeito, esperança, fé e amor a uma geração amedrontada pela violência e pela impunidade.

Será que vão mudar os conceitos que temos sobre a religião que escolhemos?". Ora, seria muita pretensão de qualquer pessoa, escolher uma religião para ser ensinada nas escolas.

O espetáculo "A Criação do Mundo" não pretende catequizar ninguém. A intenção não é gerar ou estimular conflitos religiosos, muito ao contrário.

Tivemos um cuidado especial em falarmos de Deus como área de conhecimento e resgate de princípios éticos e morais, como valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, democracia e integridade. Isso independe de religião.

Acreditamos que a nova geração, se bem influenciada, será importante instrumento de modificação da própria família para o bem, é claro. Afinal, não poderia ser de outra forma, em se tratando de Deus.

Ficha Técnica:

Texto: Luzivam Dourado
Direção: Coletiva
Produção: Luzivam Dourado
Realização: Teatro Itinerante Cooperarte
Elenco: Bárbara Flor, Didi Moreira, Mariliz Schrickte e Ronny Stevens

Detalhes de Burro na Pele de Leão

Fotos

Sinopse:

A peça conta a história de um burrinho que, passeando pela mata, leva um grande susto ao ver uma pele de leão e confundi-la com o próprio rei da selva. Desfeito o engano, o divertido burrinho resolve vestir a pele e armar a maior confusão. Sentindo-se o próprio rei, ele decide assustar e pregar peças em todos os bichos que por ali passarem. Mas será que alguém vai perceber que aquele é o atrevido burrinho e não o temível leão?

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Fabiana Brasil e Marina Machado

Detalhes de O Mágico de Oz

Fotos



Sinopse:

Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar para casa, para isso ela deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar este desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy conta com a ajuda do amigo Espantalho, o chorão Homem de Lata e do medroso Leão.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira, Fabiana Brasil, Marina Machado e Ronny Stevens

Detalhes de O Macaco Malandro

Fotos


Sinopse:

O espetáculo infantil, ‘O Macaco Malandro’ conta a história de um macaco esperto o bastante para dar uma lição em um valente lobo e em uma sagaz raposa.
Seu Lobo e Dona Raposa estão com muita fome e firmam uma sociedade, o primeiro que conseguir alimento deve dividir com o outro. Sem sucesso na empreitada e egoístas desfazem a sociedade. Após a parceria desfeita, encontram um apetitoso pedaço de queijo minas que será motivo de grande confusão O lobo e a raposa não querem dividir o queijo e também não chegam a um acordo para ver quem fica com a comida. Diante do impasse, procuram o macaco (juiz da floresta).
O macaco, bicho mais esperto daquelas bandas, aproveita a situação para tirar vantagens dos brigões. Ele acaba devorando todo o queijo e dá uma lição no lobo e na raposa.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Fabiana Brasil e Talitha Fonseca

Detalhes de Sem Camisinha Não Dá

Fotos


Sinopse:


O Espetáculo ensina de uma forma divertida a importância do uso da camisinha, no qual os personagens estão envolvidos em um trabalho de biologia e aprendem sobre sistema reprodutor, Aids, DSTs, Etc.

A Namarra Cultural é uma empresa de entretenimento cultural, que oferece serviços nas diversas areas culturais. Realizam SIPAT em empresas e outros eventos.

Ficha Técnica:

Texto, Direção e Produção: Andreza Coutinho
Realização: Namarra Cultura
Elenco: Didi Moreira e Malu D'Angelo

Detalhes de O Lobinho Cantor

Fotos


Sinopse:


Toda noite de lua cheia tem festa na floresta. Um adorável lobinho ao invés de uivar, gosta de cantar. Faz festa, faz seresta, faz até serenata para mocinhas da floresta.
Tanto que o resto da bicharada já esta enciumada, pois todas querem ver o lobinho cantor. Estão até bolando um plano para acabar com a cantoria. Dizem que vão boicotar a lua-cheia. será?

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira e Fabiana Brasil

Detalhes de Simbad, O Marujo

Fotos


Sinopse:

O espetáculo Simbad, o Marujo conta a história de um rapaz que vivia em Bagdá. Sem família e apenas com algumas moedas, ele decide mudar de vida e compra um barquinho para tentar a sorte em outro lugar. É nessa viagem que ele ganha os mares e muitas aventuras.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Bárbara Christie, Didi Moreira e Rikelle Ribeiro

Detalhes de Tb e Seça Só Com EPI

Fotos


Sinopse:

Tb, mais conhecido como Trabalho é um palhaço muito atrapalhado e não tem se dado muito bem nos últimos empregos, porque não gosta de usar equipamentos de proteção individual. Vive reclamando que esses equipamentos incomodam que é “perda de tempo” e acaba não usando e correndo riscos de acidentes. É por isso, e por suas trapalhadas, que sua grande amiga quer lhe ajudar. Seça, a Segurança em pessoa, vai lhe ensinar como os EPIs são importantes na empresa e como as atitudes seguras devem estar presentes no nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, no trânsito, em toda nossa vida. Depois de todo esse carinho e dedicação de Seça, Tb será um novo palhaço, que não vai mais deixar de usar os EPIs. Com essa aulinha particular o Sr Trabalho nunca mais vai desgrudar da Sra. Segurança, e quem vai ganhar com essa união é você.

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira e Marina Machado

Detalhes de Eco & Lógico

Fotos


Sinopse:


Eco & Lógico é uma dupla de palhaços que narram uma história bem divertida proporcionando ao publico aprender sobre a maneira correta de cuidar do meio ambiente executando a coleta seletiva de lixo.

A Namarra Cultural é uma empresa de entretenimento cultural, que oferece serviços nas diversas areas culturais. Realizam SIPAT em empresas e outros eventos.

Ficha Técnica:

Texto, Direção e Produção: Andreza Coutinho
Realização: Namarra Cultura
Elenco: Didi Moreira, Malu D'Angelo e Ronny Stevens

Detalhes de O Gênio da Lâmpada

Fotos

Sinopse:

Adaptação do conto do folclore Árabe

Em uma lâmpada antiga morava um divertido e atrapalhado gênio, que tentava realizar os desejos de seus amos. Um dia um jovem encontrou a lâmpada e disse que seu maior desejo seria se casar com uma odalisca que vivia no palácio de um sheik mau e perverso. O gênio prometeu ajudá-lo, mas atrapalhado como é será que vai conseguir?

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira, Mariliz Schrickte e Simon de Oliveira
Técnica de som: Franciole Ferreira

Detalhes de Comercial Supermercados Epa

Vídeo

Comercial produzido pela Alterosa no dia 21/8/2011 no Supermercado EPA do Bairro Estoril em Belo Horizonte
Direção: Feli
Produção de Elenco: Ed Meretriciano
Elenco: Saulo Salomão, Fabiano Persi, Priscilla D'Agostini, Naomi Rodrigo, Liszt Vianna Neto, Luísa Bahia, Diane Freitas, Didi Moreira e Beto Sorolli

Detalhes de Minha Escola, Minha Vida

Fotos

Sinopse:


Um espetáculo que mostra o amor dos alunos por sua escola. Os mesmos comentam sobre suas férias e a vontade de voltar às aulas. Damos ênfase sobre os maus tratos dos cães, dengue e das notas baixas tiradas por alguns colegas. Mas o tema principal da peça são as principais datas comemorativas do ano tais como: Páscoa, dia do Índio, dia das mães, meio ambiente, festa junina, dia dos pais, sete de setembro, dia das crianças, dia do professor, formatura, natal e ano novo. As datas acima citadas são lembradas com homenagem: dança, poema, canto e teatro. Minha escola, minha vida tem como objetivo, passar para os alunos que sua escola é a sua segunda casa. Que deve ser preservada e respeitada. Que seus professores são chave principal no seu aprendizado. Que os alunos de hoje são o Brasil de amanhã.
A peça é alegre, atrativa e didática. Fazendo que público valorize cada vez mais os estudos. Que sua escola é sua casa, é sua vida.

Ficha Técnica:

Texto, Direção e cenário: Tchesco Capanema
Elenco: Barbara Lima, Breno Fagundes, Didi Moreira, Guilherme Amâncio, Jansen Juliano e Mariana Valentina
Coreografia: Didi Moreira
Mascaras: Rogério Alves
Operador de luz: Elias Lima

Detalhes de Timão e Pumba em Fogo na Floresta

Fotos


Sinopse:

Timão e Pumba, são dois personagens do clásico filme; O Rei Leão, de 1994, produzido pela Disney e logo depois seguida de uma série animada exibida entre 1995 a 1998.
Uma história divertida, dinâmica e pedagógica, fazendo com que o público participe dos problemas oferecidos pelo espetáculo e se conscientizem da real necessidade de fazer algo a favor da floresta e pelos animais já tão ameaçados.
Na história o sapeca Saci Perere acha que não precisa fazer nada contra o desmatamento, até perceber que só com a união de todos será possível combater a degradação da floresta.
Timão, Pumba, o Leão e o Saci Perere formam uma força tarefa para assim por fim ao incêndio.

Proposta:

A Cooperarte, entidade sócio-cultural especializado em espetáculos pedagógicos, dirigidos às escolas com o objetivo de levar cultura e lazer, visando à formação de platéias e desenvolvimento intelectual.
O projeto “A Escola vai ao Teatro”, desenvolvido com grande êxito a mais de 14 (quatorze) anos em várias cidades brasileiras, tem em seu repertório o que há de melhor na produção artística nacional, com o acompanhamento dos devidos profissionais.
Contamos ainda com uma equipe preparada de atores, técnicos e monitores, para tornar essa atividade extra classe recheada de alegria e informação.
A Cooperarte parte do princípio que a criança é a melhor forma de se criar um público para o teatro e o teatro a melhor forma de se formar cidadãos preocupados com o ambiente onde vivem. A estratégia da Cooperarte inicia-se ao agir na interferência produtiva do panorama cultural, voltado às crianças, aos quais proporcionamos lazer e informação de forma leve e divertida.
A produção de espetáculos se reveste na perspectiva de elaborada preocupação, envolvendo dialeticamente os interesses e hábitos do público alvo, a escolha ou criação de textos que estimulem novos conhecimentos e vivencias a utilização de recursos eficazes e dinâmicos. Tais elementos sempre revestidos na preocupação de investir na formação integral, pois, enquanto crianças e jovens resultarem em pessoas alegres e responsáveis, cidadãos de sólidos hábitos culturais teremos.

Ficha Técnica:

Diretor de produção: Marco Aurélio Gaede
Produtores: Dourado; Regiane Medeiros; Luciano Fabiano, Thadeu Júnior.
Direção: Patrícia Thomaz
Elenco: Didi Moreira, Diego Souza, Patrícia Thomaz e Tatum Aysso
Técnico de som: Dourado

Detalhes de Os Alegres Músicos de Bremém

Fotos

Sinopse:

Adaptação do Conto dos Irmãos Grimm.
Cansados de serem maltratados e explorados por seus donos, um burro, um cachorro e uma gata, resolvem fugir de casa e montar uma banda musical. Só que no caminho acabam entrando em uma confusão com um ladrão metido a valente, mas que é muito medroso. Uma peça muito divertida e repleta de músicas.
A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Realização: Cia. Lúpercus
Texto: Juliana Costa
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Didi Moreira, Diego Oliveira, Marina Machado, Ronny Stevens e Talitha Fonseca

Manchetes

Detalhes de Olha o Bicho Papão

Fotos


Sinopse:

Olha o bicho papão, ele está de olho nas crianças teimosas, que falam mentiras, que não dormem cedo. Ele visita à casa de uma por uma e dizem que ele dá um susto danado nas crianças pirracentas, e que leva para bem longe as que não gostam de dormir. Será verdade? E como será que ele é? Dizem que é um mostro horrível!
Não sei não. Acho que esse famoso personagem do folclore brasileiro ao invés de bicho papão, é mesmo um monstrinho brincalhão!
A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Juliana Costa
Produção: Franciole Ferreira
Realização: Lupercus Cia. De Teatro
Elenco: Didi Moreira, Érika Hoffman e Talitha Fonseca
Técnica de som: Marina Machado

Detalhes de Green People

Fotos



Sinopse:

Pessoas verdes engraçadas e conscientes da degradação do nosso planeta buscam recrutas animados e bem dispostos a reverter a situação e salvar o planeta. Para que todos tenham um conhecimento da gravidade da destruição do meio ambiente, a peça começa mostrando de uma forma bem humorada como será a Terra em 2080, caso nada seja feito para melhorar e preservar o nosso meio ambiente. Depois, interagindo bastante com o publico, eles vão “recrutando”, explicando e dando dicas do que fazer para evitar uma situação caótica na Terra. Reciclagem, coleta seletiva, produtos ecologicamente corretos, desperdício de água, luz, gás, poluição, queimadas, uma série de atitudes que podem tornar o nosso planeta melhor. Afinal esse é o único lugar que temos para morar!

A CIA. LÚPERCUS, antiga CIA. TÁVOLA, é, desde 2002, um grupo sólido, profissional, compromissado e preocupado com a qualidade de um espetáculo interessante, educativo e formador de opinião.
Trabalhamos atualmente com oficinas e espetáculos infantis/juvenis, para empresas, eventos e escolas.


Ficha Técnica:
Realização: Cia. Lúpercus
Diretora de produção: Franciole Ferreira
Produtoras: Franciole Ferreira e Juliana Costa
Elenco: Andréia Baruqui, Didi Moreira e Diego Oliveira

Detalhes de A Dama e o Vagabundo

Fotos


Sinopse:

Musical infanto-juvenil inspirado no clássico da Disney que narra a história de amor entre um vira-lata e uma cachorrinha de luxo.

Romance, humor e aventura estão presentes nesta história que encanta gerações: os cães de raça do bairro mais luxuoso da cidade são surpreendidos pela chegada de um vira-latas, que veio preveni-los da perigosa presença no bairro de uma sequestradora de cães de luxo. Os arrogantes cãezinhos não acreditam e enxotam o pobretão… mas ele encontra apoio na amizade da doce cachorrinha Lady. Com brincadeiras e canções, Vagabundo mostra-lhe como a vida de cão pode ser boa! E essa amizade se transforma num lindo romance entre a Dama e o Vagabundo.

O espetáculo A Dama e o Vagabundo foi indicado ao Prêmio SESC/SATED 2009 na categoria de Melhor Ator Infantil (Francis Oliveira) e também ao Prêmio Sinparc/Usiminas nas categorias de Ator, Atriz Coadjuvante e Cenário.
Ficha Técnica:

Realização: Cecília Fernandes e Francis Oliveira (Grupo Kerubis)
Texto: Márcio Machado
Direção: Francis Oliveira
Elenco: Cecília Fernandes - 
Didi Moreira - Fabíola Fialho - Francis Oliveira - Pedro Wailler e Pryscilla Barbosa  
Trilha Sonora: Keilla Jovi
Cenógrafo: José Maria Amorim
Figurinista: Maria de Lourdes da Silva

Detalhes de Comercial Campanha de Alistamento Militar

Vídeo 1

Vídeo 2

Comerciais produzidos pela Quarteto Filmes no dia 4/3/2011 no Clube dos Oficiais de Belo Horizonte

Detalhes de Performance ConeKtarse - Intervenção Poético Teatral

Fotos


Sinopse:


Performance ConeKtarse no Portuguesia - Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas, Verão Arte Contemporânea

PORTUGUESIA é um projeto de pesquisa de poesia de Wilmar Silva, autor do livrodvd PORTUGUESIA Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética, volume 1 de uma série sem fim, com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil (Minas Gerais), contraantologia com 5 poemas de cada um dos autores, mais DVD encartado ao livro com 2 horas de videopoemas, gravado in loco durante as suas viagens pelo mundo de línguas portuguesas.

PORTUGUESIA em Belo Horizonte, curadoria de Wilmar Silva, Luís Serguilha e Regina Mello, apresenta experiências de linguagens de rupturas com o século vinte a caminho do terceiro milênio, a exemplo da mostra de videopoemas no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes. Philadelpho Menezes, Demetrio Stratos, Leopoldo María Panero, mostram a utopia da arte em busca de um espelho da vida. A Poesia Concreta coloca o Brasil em diálogo com as vanguardas mundiais. Alejandra Pizarnik, Ana Hatherly, Arthur Rimbaud, Léopold Sédar Senghor, Oliverio Girondo, Sophia de Melo Breyner Andresen, Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Sousa, Roberto Piva, são exemplos de poetas que sempre viveram em estado de poesia. Fernando Aguiar, Vera Casa Nova, Rodolfo Magalhães, Leo Lobos, autores dos séculos XX e XXI, mostram a essência milenar da natureza humana na metamorfose entre a arte de viver e de criar.  

PORTUGUESIA teve a presença dos poetas Jorge Melícias e Luís Serguilha, de Portugal, Rita Dahl, da Finlândia, Gervasio Monchietti, da Argentina, Ignacio Martínez-Castignani, da Espanha, Isidro Sanene, de Angola, Afonso Henriques Neto, Camila Vardarac e Elaine Pauvolid, do Rio de Janeiro, Edson Cruz e Ivani Ranieri, de São Paulo, Fernando Ramos, May Pasquetti e Ronald Augusto, de Porto Alegre, José Inácio Vieira de Melo, da Bahia, Guido Bilharinho, de Uberaba, Minas Gerais, Ana Gusmão, Babilak Bah, Brenda Marques Pena, Bruna Piantino, Camila Buzelin, Cristina Borges, Dagmar Braga, Flávia Craveiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Gonzaga Medeiros, Helena Soares, Jairo Faria Mendes, João Baptista Santiago Sobrinho, Joaquim Palmeira, Jovino Machado, Leonardo Morais, Lucas Guimaraens, Mário Alex Rosa, Mônica de Aquino, Olga Valeska, Regina Mello, Rubens Rangel, Simone Andrade Neves, Wagner Moreira, Wallace Armani, Wilson de Avellar e Wilmar Silva, de Belo Horizonte.       

POETAS E ARTISTAS CONVIDADOS
Portugal: Jorge Melícias, Luís Serguilha
Angola: Isidro Sanene
Argentina: Gervasio Monchietti
Espanha: Ignacio Martínez-Castignani
Finlândia: Rita Dahl
Brasil/Rio de Janeiro: Afonso Henriques Neto, Camila Vardarac, Elaine Pauvolid
Brasil/São Paulo/SP: Edson Cruz, Ivani Ranieri
Brasil/Porto Alegre/RS: Fernando Ramos, May Pasquetti, Ronald Augusto
Brasil/Salvador/BA: José Inácio Vieira de Melo
Brasil/Uberaba/MG: Guido Bilharinho
Brasil/Belo Horizonte/MG: Ana Gusmão, Babilak Bah, Brenda Marques Pena, Bruna Piantino, Camila Buzelin, Cristina Borges, Dagmar Braga, Flávia Craveiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Gonzaga Medeiros, Helena Soares, Jairo Faria Mendes, João Baptista Santiago Sobrinho, Joaquim Palmeira, Jovino Machado, Leonardo Morais, Lucas Guimaraens, Mário Alex Rosa, Mônica de Aquino, Olga Valeska, Regina Mello, Rubens Rangel, Simone Andrade Neves, Wagner Moreira, Wallace Armani, 
Wilson de Avellar, Wilmar Silva.

Ficha Técnica:
Realização: Cia. h3
Texto e direção: Helena Soares
Atores: Carluty Ferreira, Didi Moreira, Gláucia Silvéria, Helena Soares, Henrique Boccelli, Lara Cristinna, Nuno Arcanjo e Rogério Alves 


Manchetes